Dia 26 de setembro, um dia de reflexão, celebração e, principalmente, de respeito e admiração pela comunidade surda. O Dia Nacional dos Surdos é comemorado em nosso país em 26 de setembro. Esta é uma […]
Dia 26 de setembro, um dia de reflexão, celebração e, principalmente, de respeito e admiração pela comunidade surda.
O Dia Nacional dos Surdos é comemorado em nosso país em 26 de setembro. Esta é uma data que vai muito além de uma simples celebração. É um dia de reflexão, conscientização e, principalmente, de reconhecimento das conquistas e desafios enfrentados pela comunidade surda brasileira.
Desta forma, aqui na extensão da ETEC Fernando Prestes não foi diferente, o aluno do técnico em Logística, comemorou essa data em meio a comunidade escolar realizando uma palestra a todos os ouvintes presentes, com a interpretação simultânea do seu intérprete em libras, Fellipe Godoy.
Douglas Edward Cavalcante Sanches, pode expor as dificuldades e constrangimentos sofridos, bem como as dificuldades da sua esposa, Angelica Francisca de Carvalho , que também estava presente na data, sendo ambos marcados pela superação e conquistas. Ele, ainda explicou, o motivo do dia 26 de setembro ser comemorado o dia Nacional dos surdos, data esta que homenageia a fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), criado em 1857 pelo professor francês Eduard Huet.
O INES foi a primeira escola para surdos do Brasil e, desde então, tem sido um símbolo de luta e resistência para a comunidade surda.
Sua história de superação é uma prova de que a surdez não é uma limitação, mas uma característica que enriquece a diversidade humana. Portanto, cabe a todos, quebrar barreiras e construir um futuro em que todos possam se expressar plenamente, independentemente de suas capacidades auditivas.
A sociedade precisa continuar lutando por direitos iguais e oportunidades justas para todos. A tecnologia também tem desempenhado um papel crucial, com aplicativos e dispositivos que facilitam a comunicação e a inclusão.
Hoje ele cursa o segundo módulo do Técnico de Logística da extensão da ETEC Fernando Prestes em Sorocaba e trabalha na área de logística em uma renomada multinacional.